Eficiência Energética

Eficiência Energética

Trata-se de uma atividade técnico-econômica que objetiva:

  • Proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custos operacionais correlatos;
  • Minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos;
  • Introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico da empresa ou empreendimento.

Através de ações de EE (Eficiência Energética) se consegue otimizar a utilização de energia associada a uma atividade, contribuindo assim para a redução dos gastos com este insumo. De forma simplificada, isso significa realizar a mesma atividade consumindo menos energia.

As ações de “Eficiência Energética” trazem de imediato para o cliente a redução nos custos fixos e/ou variáveis através da redução dos gastos com energia, que se reflete num ganho de produtividade e, conseqüentemente, numa maior competitividade.

Projetos de “Eficiência Energética” apresentam tempos de retorno reduzidos na maioria dos casos, principalmente quando comparados com os investimentos necessários para a expansão do suprimento de energia.

O que é um projeto de eficiência energética?

Trata-se de atividade que define ações em determinada operação, visando primordialmente a redução de custos com consumo de insumos energéticos e hídricos, apresentando sugestões de viabilidade técnico-econômica de implantação, incluindo as especificações técnicas, o “project finance”, equipamentos, materiais, serviços e as implantações propriamente ditas, além do gerenciamento do projeto e a gestão dos resultados após o término das intervenções.

Assim, qualquer empresa ou empreendimento pode ser beneficiado com projeto de eficiência energética, através de retrofit de ativos operacionais e instalações, e adequação de procedimentos. Em resumo, é um conjunto de medidas bem definidas que, quando implantadas, levarão a uma redução, previamente determinada, dos custos de consumo de água e/ou energia de uma empresa ou empreendimento, mantendo-se os níveis de produção e da qualidade do produto final.

O Projeto de Eficiência Energética passo a passo:

A partir de uma Carta de Intenções (ou Autorização de Serviços) desenvolve-se um diagnóstico energo-hídrico, que identifica possibilidades de redução de consumo, estabelecendo-se critérios de viabilidade econômica.

Esse diagnóstico das instalações e operações determina os níveis de economia de energia desejados, bem como o volume do investimento necessário e o retorno resultante.

A aceitação do diagnóstico resulta na contratação da ISOWATT objetivando a implantação das possibilidades identificadas, além dos financiamentos necessários para tanto.

Assim, desenvolvem-se os procedimentos de projeto executivo, compra de equipamentos e serviços de instalação, objetivando-se a implantação, start-up e comissionamento das implantações necessárias.

Os resultados alcançados são avaliados através de Plano de Medição & Verificação, comprovando a redução do consumo de energia.

Após resultados, inicia-se a remuneração dos investimentos calculada sobre a economia gerada.

Etapas do Projeto de Eficiência Energética:

Carta de Intenções (ou Autorização de Serviços)
Pré-diagnóstico Energético e Hídrico e Viabilidade Técnico-Econômica
Termo de Compromisso (Contrato) Diagnóstico Detalhado: Energético e Hídrico Entrega do Diagnóstico com as ações a serem implementadas Viabilização do financiamento (se for preciso) Implantação das Ações Medição & Verificação dos Resultados